Conhecida como um dos mais tradicionais e clássicos drinks da coquetelaria mundial, a Piña Colada é uma verdadeira referência ao redor do mundo.

Esse drink delicioso, com sabor de abacaxi,  já atraiu milhares de fãs com seu paladar incomparável e seu gostinho de quero mais ao fim de cada gole. Mas essa bebida é assim mesmo, tão especial, a ponto de ser nomeada coquetel oficial de um país inteiro?

Primeiramente, relaxe.
Segundamente, chame os amigos.
E, terceiramente, confira agora a história, as curiosidades e, claro, a receita e o modo de preparo deste drink incrível!

A história da Piña Colada

Originada na cidade de San Juan, em Porto Rico, a Piña colada foi criada pelo barman Ramón “Monchito” Marrero, no ano de 1954.

Durante seu período como barman no hotel Caribe Hilton, Marrero preparou uma mistura frutada de rum, creme de coco e suco de abacaxi. Eis aí a 8ª maravilha do mundo e hit naquele e em todos os próximos dias quentes. A sensacional: Piña Colada!

Como resultado do amor e dedicação de Monchito, tendo servido pessoalmente seu coquetel para diferentes hóspedes do espaço pelos 35 anos subsequentes, em 1978 a Piña Colada garantiu o título de bebida oficial de Porto Rico.
O sucesso foi tão estrondoso que, quando o drink completou cinquenta anos, o Caribe Hilton  recebeu uma proclamação assinada por Sila María Calderón, homenageando a genialidade de Monchito e, claro, reconhecendo a Piña Colada como parte fundamental da história daquela nação.

Já imaginou a honra?

Ou seja: Não é à toa que a bebida é extremamente reconhecida e renomada ao redor do mundo.

E bartender que é bartender tem a obrigação de ter a receita na sua caixola.

Curiosidades da Piña Colada

Conheça agora alguma das curiosidades mais inusitadas e apaixone-se ainda mais pelo sabor inigualável da Piña Colada. Sucesso na América Latina e em todo o mundo.

  1. O nome Piña Colada não é em vão!
    Em espanhol, piña significa abacaxi e colada é coada. Logo, ele descreve perfeitamente a forma como o coquetel é preparado.
  2. A criação da Piña Colada também não foi “sem querer querendo”.
    A gerência do hotel havia solicitado expressamente a Monchito que preparasse uma nova bebida exclusiva, capaz de deliciar os paladares exigentes de uma clientela repleta de celebridades.
  3. Monchito levou três meses intensos realizando misturas e experimentando até que o resultado final fosse encontrado.
  4. Em Belize, na América Central, costumam colocar leite comum no lugar do leite de coco. Mas será que a receita fica tão saborosa?
  5. Os amantes de uísque deram um jeitinho de adicionar Jack Daniels à Piña. A mistura é conhecida até hoje como Jackolada e caiu no gosto do público.
  6. Existe um “Piña Colada Day” que é celebrado em todo o mundo.
    Alocado em 10 de julho, este dia faz muito sucesso e é uma data, claro, para beber Piña à vontade.
  7. Há uma lenda urbana de que o pirata porto-riquenho Robert Cofresí serviu a bebida para sua tripulação no início de 1800, sendo o verdadeiro criador do drink.
  8. A canção “Escape”, de Rupert Holmes, ficou conhecida como “The Piña Colada Song”. Tudo isso devido ao verso “If you like Piña Coladas and getting caught in the rain”.
  9. A maior Piña Colada do mundo foi criada no Rumfest de Londres, em 2010. Para isso, foi usada uma betoneira de cimento, gerando 310 Litros. Haja drink!

Aprenda a fazer uma Piña Colada

Acompanhe abaixo a receita original da Piña Colada, passo a passo, e surpreenda-se com a forma simples e prática de preparação desse coquetel.

Ingredientes:

– 50 ml de rum branco

– 30 ml de creme de coco

– 50 ml de suco de abacaxi fresco

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes com gelo no liquidificador elétrico, despeje em um copo grande e sirva com canudinhos.

Nota:

Historicamente, algumas gotas de suco de limão fresco eram adicionadas a gosto.
4 fatias de abacaxi fresco podem ser usadas em vez de suco.

Enfeite:

Adicione uma rodela de abacaxi com cereja de coquetel.

Fonte: www.iba-world.com

Variações da Piña Colada:

No Brasil, há quem prefira colocar um pouco de coco ralado por cima ou na mistura. No entanto, vale lembrar que isso é opcional!

O importante é basear-se na receita e adequá-la a seu gosto.

E por falar em variações, existem diversas delas disponíveis online, uma opção é substituir o rum por vodca e adicionar leite condensado.

Piña Colada na sua festa!

E ai, curtiu?
Se você também se apaixonou pela Piña e quer saborear este coquetel preparado por profissionais, faça seu orçamento para servi-la de forma Open Bar em sua festa!

Nós, da Drink Bartenders, contamos com especialistas prontos para atender a aniversários, casamentos, eventos corporativos e qualquer outro tipo de comemoração.

Basta nos dizer o número de convidados, por quantas horas pretende contratar nossos serviços de bartenders e aproveitar a festa!

Trabalhamos apenas com as marcas mais renomadas do mercado e produtos 100% originais!

Diversão, saúde e bem estar dos seus convidados são alguns de nossos valores.
Tenha a certeza de que nossos bartenders darão o seu melhor para que vocês tenham uma experiência inigualável.

Fale conosco para saber mais e conheça o solicite um orçamento!

2 opiniões sobre "Piña Colada: história, receita original e curiosidades"

  1. Cláudia Mello disse:

    Amei a receita original! 🍍🥥🍒🍹Irei prepara-la para os meus amigos quando chegar no Rio de janeiro! Obrigada!🌹

    1. Gabriel Bomfim disse:

      Que legal saber que você amou a receita! Temos certeza de que seus amigos vão adorar, gratos por seu comentário 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *